Contraste
Elementos da Linguagem Visual
O contraste merece um espaço próprio porque na verdade ele é a base de toda comunicação visual. Contraste significa fundalmente distinção. É a distinção de um elemento em relação a outro. Na linguagem visual, o contraste se encontra essencialmente sob as seguintes formas:
- Equillíbrio – Tensão
- Nivelamento – Aguçamento
- Atração – Agrupamento
- Positivo – Negativo
É em relação a última forma listada que o contraste se encontra e é trabalhado mais frequentemente na comunicação visual. O contraste positivo/negativo é a propriedade visual que permite a distinção dos elementos em relação ao espaço circundante devido à diferença entre seus tons de luz. Para ser percebido, ou distinguido do entorno com nitidez máxima, o elemento, normalmente em tom positivo, terá que estar em meio a um entorno negativo. É o caso do quadrado na figura abaixo – esta em alto contraste, ou contraste máximo - em que o quadrado só é percebido porque está num tom (preto) inverso ao do entorno (branco). Quanto mais opostamente intenso o grau de intensidade de um preenchimento em relação ao espaço sob o qual se encontra, maior será o contraste. É o caso da figura abaixo que representa o máximo contraste que podemos obter – o preto sobre branco, em relação à segunda figura, em baixo contraste, mais abaixo:
Abaixo está uma figura de pouco contraste devido à diferença de tonalidade de cinza do quadrado em relação ao fundo, também cinza, porém levemente mais claro: